Skizo e TMG

start-up Skizo, sedeada em Lisboa, e com loja online para todo o mundo desde 2019 – a que é conhecida por produzir acessórios, calçado e vestuário em poliéster reciclado, feito a partir de redes de pesca descartadas e plástico, recolhido na costa portuguesa com a ajuda de pescadores e limpezas de praias por voluntários – desafiou a TMG Tecidos de Guimarães para integrar um projeto de desenvolvimento que transforma redes de pesca inutilizadas em têxteis.

O projeto integra o Pacto da Bioeconomia Azul, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, encerrando no final de 2025, com o lançamento de uma coleção de roupa e calçado desportivo criada de algas e redes de pesca deterioradas. Feitas as contas, o projeto envolve um total de 16 entidades.

O uso de algas serve a produção de tingimentos têxteis mais amigos do ambiente, concedendo aos novos tecidos e malhas capacidades antioxidante, antibacteriana, anti-inflamatória, anti UV, antitranspirante ou anti odor, defendem os investigadores ainda a estudar o potencial das microalgas no tratamento de efluentes têxteis, para diminuir a pegada hídrica no setor.

Copyright © 2024 FashionNetwork.com

Deixe um comentário

Website Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑