Ponto de Partida para a coleção de Nuno Baltazar

Nuno Baltazar foi, mais uma vez, presença assídua do Portugal Fashion, na 41º edição. O desfile deste criador de Lisboa realizou-se na Alfandega do Porto, no dia 20 de outubro. A ansiedade do público em ver mais uma coleção de um dos veteranos desta semana da moda portuguesa, fez-se sentir.
O desfile começou com peças claras (branco e bege) “momento de luz” e, gradualmente foi chegando ao final com o “momento de sombra”, com o preto como cor escolhida. O criador mostrou-nos peças que contam uma história e com a qual Nuno se identifica, tendo ido buscar a sua inspiração para esta coleção ao seu “baú “(onde constrói o seu universo interior), segundo o próprio.
E que história contam os coordenados deste estilista? Contam a história de um jovem que leu o livro “O Amante” de Marguerite Duras. Nuno Baltazar recorda a leitura que fez há 20 anos, de um livro que fala do amante da escritora na Indochina (enquanto esta tinha 14 anos) que optou por escrever o livro “quando já tinha 60 e tal anos”. Por existir uma distância de tempo bastante grande surge o conceito de fragmento, que Nuno Baltazar aplicou na coleção.
É daqui que surge a inspiração deste criador que nos conta que a sua coleção “tem a ver com uma ideia de fragmento” e que optou por não voltar a ler o livro “para que essa ideia também fosse fragmentada e fizesse um percurso por muitas coisas” que já fez, pelas pessoas que já conheceu, pelos livros que leu, etc. acabando tudo isto por ser misturado “de uma forma imprecisa, mas de uma maneira muito interessante por ser mais fantasiosa”. A sobreposição de peças que leva à mistura de géneros, os tecidos compactos e a evolução da cor obedecem ao referido anteriormente pelo estilista.
E como é que a coleção de Nuno Baltazar se enquadra na mulher do século XXI? Segundo o criador, esta mulher é “desinibida e menos preocupada com o que pensam dela e mais com o viver, ser e expressar a sua personalidade”, desenvolvendo assim um guarda-roupa que permita mostrar essa “multiplicidade de características da sua personalidade”.
Posto isto, o criador recorre a vestidos sobre calças, metade da camisa dentro das calças e metade fora, transparências, entre outros para mostrar essa força da mulher que, atualmente, veste o que quer sem olhar para trás.
Parceria com Sport Zone e Portugal Fashion
No final do desfile anunciou-se a parceria de Nuno Baltazar com a Sport Zone e Portugal Fashion, tendo o estilista o papel principal na criação destas peças. Esta parceria já se tinha realizado com Katty Xiomara e Miguel Vieira e, agora, passam o papel para Nuno Baltazar que confessa que vai ser uma coleção “muito rica, mas ao mesmo tempo muito aberta para que as pessoas possam interpretar cada uma das peças em grupo e transportarem assim para o universo do seu dia-a-dia com uma atitude mais divertida e dinâmica”. As peças desta parceria estarão disponíveis para venda no início de 2018

Texto: Adriana Matos
Fotos: Realce by Sérgio Pereira

Adriana Matos  adriana

Adriana Matos, Communication student in love with fashion and beauty stuff that expects to inspire you with her tips and looks!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: