Todo dia é dia da Mulher (Quando tudo for pedra, atire a primeira Flor)

A História está cheia de episódios onde as Mulheres possuíram papel de destaque. Porém, se paramos para pensar, elas estão presentes em todos os momentos da história, como força braçal, como lutadora, como guerreira,  como mãe, como esposa, como companheira, como amante, como conselheira ou simplesmente como mulher…
Sempre fizeram parte da História, onde contruíram e continuam a construir enredos nas suas Vidas, superarando-se no seu dia-a-dia, e vencendo a cada minuto…

Mulheres Operárias

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

422138_366370020062163_9468972_n

Remontamos ao dia 23 de fevereiro de 1917, 8 de março no calendário gregoriano. Naquela ocasião, as mulheres de Petrogrado, convertidas em chefes de família durante a guerra, saíram às ruas, cansadas da escassez e dos preços altos dos alimentos. No dia seguinte, eram mais de 190 mil. Apesar da violenta repressão policial do período, os soldados não reagiram: ao contrário, eles se uniram às mulheres. Aquele protesto espontâneo transformou-se no primeiro momento da Revolução de Outubro.

No século XXI a Mulher ainda é subjugada, rotulada, malfalada, violada, agredida, maltratada…
Porém, continua na LUTA.

 

Texto, Fotos de capa e finais: Sérgio Pereira | Demais fotos: Arquivo google

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Website Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers gostam disto: