Portugal Fashion, 25 anos elevando a moda Portuguesa

O Portugal Fashion está de parabéns, hoje celebra os 25 anos do seu primeiro evento.
Por isso, nada melhor que relembrar um pouco algumas histórias da primeira edição, as suas lutas e qual foi a importância em existir um certame dessa importância no Porto.
Ao longo desses anos, foram realizadas em Portugal, 46 edições por onde passaram quase 2.000 coleções, 171 criadores nacionais e internacionais e 143 marcas.
Internacionalmente o Portugal Fashion realizou 385 apresentações de marcas e criadores, estando presente nas quatro mais importantes semanas da moda mundiais: Londres, Milão, Nova Iorque e Paris. Como também nas cidades de Barcelona, Bilbao, Istambul, Kuala Lumpur, Madrid, Maputo, Roma, São Paulo e Viena.
Também não podemos esquecer a plataforma BLOOM, destinada a jovens criadores, com o intuito de lançar novos talentos no mercado e que comemora 10 anos.

Agora, vamos recuar até 1995. Portugal possuía uma boa industria têxtil, cada vez mais crescente. Porém, com pouca criatividade e que mantinha-se distanciada dos Criadores. Era necessário fazer algo para diminuir essa distância  entre a produção e a criação, como também era necessário descentralizar os Desfiles de Moda, que somente ocorriam em Lisboa e fazer algo perto do maior Polo Industrial Têxtil do país que era o Norte.

Foi então que um grupo de pessoas, Paulo Barros Vale, Manuel Serrão e Paulo Nunes de Almeida, dirigentes da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, em conjunto com a Associação de Têxteis e Vestuário do Porto e o Instituto da Juventude, resolveram dar início a um projeto que até hoje vem conquistando mercados.
“Portugal Fashion 95 – Jovens à Moda do Porto”, foi assim que foi designado o evento que realizou-se entre os dias 27 e 29 de Julho de 1995, nos Jardins da sede da ANJE.

Para começar em grande, nada melhor que trazer para o desfile as Top Models internacionais mais famosas da época, uma constelação de estrelas que reuniu nomes como Cláudia SchifferLinda EvangelistaElle Macpherson, Helena Christiansen e Carla Bruni a atual Madame Sarkozy.
Para vestir essas beldades estiveram presentes, Inês Calheiros, José António Tenente, José Carlos, Júlio Torcato, Luís Buchinho, Maria Gambina, Nuno Gama, Olga Rego, Paulina Figueiredo, Paulo Cássio e Paulo Matos, com a cobertura internacional da Vogue, Elle e Hola, MTV e CNN. Também foram realizadas, uma conferência, um desfile de vestuário infantil, momentos musicais com destaque para a atuação da Latoya Jackson e uma homenagem ao criador internacional Franco Moschino
O Porto fervilhava com a circulação de Vips, empresários ligados aos têxteis e a moda, autoridades políticas, personalidades estrangeiras, turistas, etc. Tudo decorria dentro da normalidade prevista para aquele momento, até que…

Claudia Schiffer-95 Ines Calheiros - pintrest
Claudia Schiffer vestida por Inês Calheiros – Autor desconhecido

A bomb in the hotel
O telefone toca e uma voz grave em inglês lança a ameaça…“You have a bomb in the hotel, motherfucker!” (Há uma bomba no hotel, seu cabrão).
De imediato instala-se o caos… a telefonista e a rececionista do Hotel Sheraton, entra em pânico, a gerência alerta a polícia. Começa o protocolo de evacuação do hotel, em poucos minutos chega a brigada das minas e armadilhas da PSP pronta para intervir.
Monta-se no terreno, todo o teatro necessário para realizarem as operações e uma minuciosa revista a todos os cantos e recantos. Passam a pente fino todo o hotel, mas não encontram nada… nada…
Algo escapa a operação…  porque a bomba estava lá. Havia não uma, mas sim quatro bombas dentro do hotel.
Cláudia Schiffer, uma bomba Alemã altamente explosiva, com um metro e oitenta de altura, a Deusa dos anos 90; Elle Macpherson, a escultural bomba Australiana, conhecida por “The Body”Helena Christensen, a bomba Dinamarquesa, morena dos olhos verde cristalino hipnotizantes e Carla Bruni, a bomba Italiana, na época loira e sem a sua vertente de cantora.
Tudo não passou de uma partida, que algum engraçadinho, resolveu pregar ao Hotel, onde as Modelos estavam hospedadas e que causou um grande reboliço na cidade durante algumas horas.

Foto Capa: António Ferreira in Expresso 28/03/2015 - 
Fontes: www.portugalfashion.com / Jornal Expresso / arquivo RTP

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: