As Semanas de Moda na Era do Covid19

Setembro é um mês movimentado para a moda, começam a ser apresentadas as primeiras colecções e tendências dos designers, para a próxima Primavera/Verão. A Pandemia do Covid19, veio trazer mudanças e transformações em diversos setores. Na Moda, elas são bastantes profundas em relação aos outros anos, com menos presença física de público e mais apostas no digital.
Veja aqui, quais foram as alterações das principais Fashion Weeks nas suas passerelles.

New York Fashion Week13 a 17 de Setembro
Com os EUA a contarem com numerosos casos de infecções, as marcas blockbuster como Marc Jacobs, Michael Kors e Ralph Lauren optaram respeitosamente por não desfilarem. NY Deixa de ter os habituais sete dias, passando para cinco dias de desfiles. Vai apostar fortemente no meio digital para a apresentação dos desfiles, assegurando a sua transmissão através do website da NYFW e a criação de uma plataforma digital, a Runway360, para divulgar desfiles. Além de optar por um número reduzido de público nos desfiles presenciais.

Christian Siriano FW20/21 – Vie Magazine

London Fashion Week 17 a 22 de Setembro
O Concelho Britânico de Moda (BFC), resolveu fundir a moda masculina e a feminina, num único evento dividido em três secções: ‘Digital’, ‘Presencial’ e ‘Digital e Presencial’ ( phygital). Londres também lançará uma plataforma digital para hospedar desfiles virtuais, entrevistas com designers, showrooms digitais e webinars. 
As marcas confirmadas nos desfiles de forma presencial com orientações de distanciamento social são: Simone Rocha, Roksanda, Sharon Wauchob e Amanda Wakeley. Enquanto isso, Burberry, Erdem e Victoria Beckham optaram por Digital e Presencial.

London Fashion Week

Milão Fashion Week 22 a 28 de Setembro
Provavelmente uma das mudanças mais profundas dentro dos eventos de moda. Dos 64 desfiles previstos, apenas 21 desfiles serão ao vivo com apertadas medidas de segurança, com objetivo de proteger o público e todo o staff. As casas de Moda como Fendi, Versace e Giorgio Armani, bem como o esperado desfile de estreia de Raf Simons para Prada, estão confirmados presencialmente.
Teremos como por exemplo o desfile da Giorgio Armani a portas fechadas, sem o habitual público e a Emporio Armani apresentando a sua colecção virtualmente. Enquanto Bottega Veneta, Gucci, Moschino e Jil Sander, optaram por estarem ausentes.

Gucci FW 20/21 – Getty Images

Paris Fashion Week: 28 de Setembro a 6 de Outubro
Até o fecho desta edição, ainda não tinha sido revelado o formato da programação da Paris Fashion Week, apesar de ter sido a primeira a anunciar o seu regresso ao formato presencial. A Fédération de la Haute Couture et de la Mode divulgou um comunicado o início de Junho onde referia que cumpriria as normas de segurança emitidas pelas autoridades francesas.

Paris Fashion Week FW 20/21 – Getty Images

Em Portugal, a Moda Lisboa e o Portugal Fashion, também apostam no híbrido entre os desfiles presenciais e o digital.

Moda Lisboa7 a 11 de Outubro
Nos Jardins do Parque Eduardo VII, será o palco para os desfiles presenciais. As novidades digitais, passam por uma aplicação para o smartphone e para a smart tv, onde será possível assistir em live stream aos desfiles, assim como aceder a um conjunto de actividades e até comprar as peças enquanto elas são apresentadas.

Nuno Gama FW 20/21 – Moda Lisboa

Portugal Fashion15 a 17 de Outubro
Na comemoração dos seus 25 anos, o Portugal Fashion volta a decorrer no seu espaço de costume, na Alfândega do Porto, optando também pelos formatos Físico em espaços exteriores com numero reduzidos de convidados e o Digital, com transmissões em live streaming.

Alves/Gonçalves SS 20 – Realce by Sérgio Pereira

Agora é somente ficar de olho no calendário e no nosso site para poder acompanhar todas as novidades e os desfiles por aqui.


A Pandemia de Covid-19 já provocou milhares de mortos e milhões de casos de infecção pelo Mundo. Vários setores da Economia foram profundamente afetados, aumentando o desemprego e a extinção de empresas.
A área do audiovisual, foi penalizada severamente com os cancelamentos e adiamentos de eventos culturais.
Precisamos da ajuda de todos para podermos controlar a situação e diminuir o seu impacto nas nossas vidas profissionais e pessoais.
Apenas pedimos para apoiarem o nosso trabalho, acompanhando e divulgando as nossas atividades e que sejam conscientes respeitando as medidas de contenção e de proteção.

Foto capa: Inês Torcato SS20 by Sérgio Pereira-Realce. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Powered by WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: