“Os filhos são para as mães as âncoras da sua vida.”
Sófocles
Desejamos a todas as Mães do Mundo, Um Feliz dia da Mãe.
Mas como todo os dias são dias de Mães, vocês sabem como surgiu a ideia de comemorar o dia da Mãe?
As comemorações mais antigas apontam para a Grécia antiga, pois o inicio da primavera, no hemisfério Norte, era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses.
Mais tarde, por volta de 1600, a Inglaterra passou a celebrar o Mothering Day, em homenagem às mães. Naquela época, empregados de famílias ricas trabalhavam e moravam na casa de seus patrões. Durante o Mothering Day, eles tinham o direito de voltar para suas casas e passar o dia junto de suas mães. Existe até um bolo especial chamado mothering cake, que era preparado e servido num clima de festa e confraternização.
Nos EUA, desde 1858, existiram diversas tentativas de criação de uma data, mas ela somente foi oficializada em 8 de maio de 1914, quando a resolução Joint Resolution Designating the Second Sunday in May as Mother’s Day foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos, instalando o segundo domingo do mês de maio como Dia das Mães
Em Portugal, o Dia da Mãe é comemorado no primeiro domingo de Maio, seguindo a tradição da Igreja Católica que neste mês celebra Santa Maria, Mãe de Jesus (em particular Nossa Senhora de Fátima), embora durante muitos anos tivesse sido comemorado no dia 8 de Dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição.
No Brasil, A primeira celebração no país ocorreu em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre. Aos poucos, a festividade foi se espalhando pelo país e, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, oficializou a data no segundo domingo de maio. A iniciativa fazia parte da estratégia das feministas de valorizar a importância das mulheres na sociedade, animadas com as perspectivas que se abriram a partir da conquista do direito de votar, em fevereiro do mesmo ano.
Fonte: Wikipédia; O Pensador | Foto: Leandro Melo
Deixe uma Resposta