Nos 25 anos do Portugal Fashion, nada melhor que relembrar um pouco algumas histórias das primeiras edições, as suas lutas e qual foi a importância em existir um certame dessa importância no Porto.
Era necessários descentralizar os Desfiles de Moda, que somente ocorriam em Lisboa e fazer algo perto do maior Polo Industrial Têxtil do país que era o Norte.
Recuamos até 1995, Portugal possuía uma boa industria têxtil. Porém com pouca criatividade e que mantinha-se distanciada dos Criadores, era necessário fazer algo para diminuir essa distância entre a produção e a criação.
Foi então que um grupo de pessoas, Paulo Barros Vale, Manuel Serrão e Paulo Nunes de Almeida, dirigentes da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, em conjunto com a Associação de Têxteis e Vestuário do Porto e o Instituto da Juventude, resolveram dar início a um projeto que até hoje vem conquistando mercados.
“Portugal Fashion 95 – Jovens à Moda do Porto”, foi assim que foi designado o evento que realizou-se entre os dias 27 e 29 de Julho de 1995, nos Jardins da sede da ANJE.
Para começar em grande, nada melhor que trazer para o desfile as Top Models internacionais mais famosas da época, uma constelação de estrelas que reuniu nomes como Cláudia Schiffer, Linda Evangelista, Elle Macpherson, Helena Christiansen e Carla Bruni a atual Madame Sarkozy.
Para vestir essas beldades estiveram presentes, Inês Calheiros, José António Tenente, José Carlos, Júlio Torcato, Luís Buchinho, Maria Gambina, Nuno Gama, Olga Rego, Paulina Figueiredo, Paulo Cássio e Paulo Matos, com a cobertura internacional da Vogue, Elle e Hola, MTV e CNN. Também foram realizadas, uma conferência, um desfile de vestuário infantil, momentos musicais com destaque para a atuação da Latoya Jackson e uma homenagem ao criador internacional Franco Moschino
No próximo episódio: A Ameaça de bomba…
Não percam.
Imagem: Claudia Schiffer vestida por Inês Calheiros - Autor desconhecido
Deixe uma Resposta